Centro Educacional Pingo de Gente Jundiaí

Orientação aos Pais

No relatório mensal que envio aos pais existe três condições bucais para a escovação:

- Ótima, significa que a criança quase não possui placa bacteriana;
- Boa, quando a placa existente está numa quantidade média, ou seja, a criança precisa aprender a escovar melhor;
- Deficiente, a criança não consegue escovar de forma correta e isso acarreta em acúmulo de placa bacteriana.

A placa bacteriana é formada a cada 24 horas, para que isso ocorra há uma série de fatores, como a má higiene bucal e o excesso de ingestão de doces, açúcares, balas, chicletes, bolacha recheada, salgadinhos, etc. e o uso contínuo de alguns medicamentos.

Para que a placa bacteriana diminua, além de melhorar a escovação, é necessário ter um controle na ingestão dos alimentos citados acima, pois são alimentos cariogênicos, ou seja, que ajudam a formar a placa bacteriana e futuramente progredir para cárie.

É muito importante não deixar que seus filhos durmam sem antes escovar os dentes ou que tomem mamadeira de leite com açúcar e/ou chocolate no meio da noite e não faça a higiene depois, pois quando dormimos o fluxo salivar diminui muito e isso contribui para o processo da formação de placa bacteriana e a progressão da cárie. E é por isso também que a escovação mais importante é aquela antes de dormir.

É importante saber que há materiais para prevenção da cárie, que é muito usado em crianças, chama-se selante oclusal, este material pode ser aplicado nos dentes posteriores, onde a cárie se infiltra mais facilmente, prevenindo a cárie. O selante é indicado para quase todas as crianças, em dentes que não possuem cáries.

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade