Centro Educacional Pingo de Gente Jundiaí

Quando a criança pode comer sozinha?

A partir dos 8 meses a criança começa a ter mais coordenação motora, desenvolvendo suas habilidades principalmente na hora da refeição.

Quando os alimentos são oferecidos de forma gradativa, a criança fica curiosa e aprende a manipulá-los e muitas vezes consegue segurá-los sozinha.

É nessa hora que os pais devem incentivar a criança durante as refeições:

  • Dê uma colher para que ela segure, enquanto você a alimenta com outra;
  • A sujeira é inevitável, deixe-a tocar a comida com as mãos, pegar os pedacinhos de legumes e carne, dessa forma você estará incentivando sua autonomia, para que futuramente ela possa comer sozinha sem problemas;
  • Estabeleça uma rotina! A criança precisa de um lugar certo para comer. Se ela já estiver sentando bem, coloque-a em um cadeirão.
  • Evite distrações durante as refeições (tv, tablets, ficar passeando pela casa...), se você acostumar a criança com essas distrações, depois fica difícil consertar;
  • Use copinhos com alça, para facilitar o manuseio da criança;
  • Coloque no prato, alimentos bem cozidos e em pedaços bem pequenos, para que não haja o risco de engasgar;
  • Quanto mais colorido for o pratinho da criança, mais atrativa será a refeição. Não deixe a criança sozinha durante a refeição, para que também não haja o risco de engasgar;
  • Faça a hora da refeição um momento agradável para criança;

A partir de 1 ano a criança já pode manusear a colher no seu próprio pratinho. A criança ainda precisa ser auxiliada, mas é recomendável que ela comece a colocar as primeiras colheradas na boca.

Os talheres (garfo e faca), podem ser oferecidos a partir dos 3 anos. A faca deverá ter ponta arredondada.

A criança é muito observadora e tem o costume de imitar os pais. Por isso, manter uma rotina na hora das refeições, ingerir alimentos saudáveis para que seu filho seja estimulado a se alimentar corretamente, procurar sentar todos à mesa na hora da refeição (se não for possível todas, pelo menos 1 refeição), são ótimas estratégias para incentivar a criança a comer sozinha.

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade